Unidade Thomaston
300 McIntosh Parkway
Thomaston, GA 30286, USA
Unidade Alpena
Alpena, MI
GranAPI LLC
Atlanta, GA
GranBio Investimentos S.A.
Av. Prof. Almeida Prado, 532
Prédio n° 50 - Bionano
Butantã, São Paulo, SP
CEP 05508-901
+55 11 2739-0500
BioFlex Agroindustrial.
Fazenda São João, Zona Rural
São Miguel dos Campos, AL
Biovertis Produção Agrícola Ltda.
Fazenda Andorinha, Zona Rural
São Miguel dos Campos, AL
+55 11 2739.0500
A cana-energia é uma cana-de-açúcar geneticamente modificada para se tornar mais produtiva na fabricação de biocombustível, bioquímicos e geração de energia renovável.
Para desenvolver a Cana-Vertix®, a cana-energia da GranBio, nossos especialistas focaram em entender, de forma aprofundada, o que é cana, sua relação com a bioenergia e, principalmente, como ela deve ser utilizada na produção do etanol de segunda geração. Após essa etapa, buscamos sementes em bancos de germoplasmas do Brasil e do mundo para desenvolver a partir das mudas ancestrais de espécies de cana, a Cana-Energia da GranBio. O primeiro plantio comercial da nova variedade aconteceu em 2015.
A cana-energia é uma variedade desenvolvida a partir do cruzamento de espécies ancestrais e híbridos comerciais de cana-de-açúcar. O resultado é uma cana mais robusta, com maior teor de fibra e potencial produtivo, além de maior vida útil no corte dos cultivares, ideal para fabricação de biocombustíveis e bioquímicos de segunda geração e para geração e/ou cogeração de energia elétrica.
Uma de suas maiores vantagens é poder ser plantada em áreas com baixa aptidão agrícola, o que permite a exploração de regiões desfavorecidas e o aumento da produtividade por hectare, além de não competir com a produção de alimentos. A cana energia tem um sistema radicular mais profundo para alimentação de água e nutrientes. O potencial é enorme: o Brasil tem 32 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem ser ocupadas com cana-energia, mais do que toda a área agricultável da Europa.
Sua rusticidade permite ainda outros ganhos: a planta exige menos água e menos insumos para crescer. Tudo isso, aliado a uma alta produtividade, faz da cana-energia uma das matérias-primas mais competitivas atualmente.
A GranBio escolheu Alagoas para desenvolver a Cana-Vertix® porque a região tem um microclima ideal para hibridização e seleção da variedade. Por isso, desde maio de 2013, mantém, no município de Barra de São Miguel, uma Estação Experimental, a BioVertis®. Com 60 hectares de área, tem foco no desenvolvimento de cana-energia e de outras fontes de biomassa para futuras unidades industriais.
O projeto tem como parceiros o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa).
A GranBio tem hoje 9 variedades de cana-energia registradas no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) e 8 contratos de licenciamento de Cana-Vertix® de longo prazo com relevantes personagens da indústria sucroalcooleira brasileira.