Alpena, MI

Atlanta, GA

Av. Brig. Faria Lima, 2277
Conjunto 1503, 15º andar.
Jd. Paulistano. CEP 01452-000
São Paulo, SP

Fazenda São João, Zona Rural
São Miguel dos Campos, AL

Fazenda Andorinha, Zona Rural
São Miguel dos Campos, AL

20 de Fevereiro de 2020 - PRESS RELEASE

GranBio acerta parceria para fornecer nanocelulose a indústria de pneus

A GranBio Technologies, subsidiária americana da brasileira GranBio, iniciou uma parceria com a companhia indiana Birla Carbon para fornecer um composto de nanocelulose, feito a partir de biomassa, para a indústria de pneus e de borracha que substitui o negro de fumo, um derivado do petróleo.

Chamado de composto de dispersão de nanocelulose (NDC, na sigla em inglês), o produto começou a ser desenvolvido pela American Process, que no ano passado foi adquirida pela GranBio, em conjunto com a empresa indiana há três anos. O registro da patente ainda está pendente.

As pesquisas realizadas pelas duas empresas desenvolveram uma nanocelulose que não absorve água, superando o principal desafio tecnológico do uso do derivado de biomassa para a aplicação em borrachas.

Em entrevista recente ao Valor, o novo CEO da GranBio, Paulo Nigro, disse que a nanocelulose da companhia, além de ser uma alternativa renovável aos produtos usados atualmente na indústria de borracha, ainda melhora o desempenho dos pneus. O composto de nanocelulose reduz a resistência de rolamento dos pneus em até 30%, o que pode dar mais eficiência ao consumo de combustível dos automóveis.

A indústria de pneus responde por cerca de 70% do consumo global negro de fumo. A Birla Carbon, do conglomerado indiano Aditya Birla Group, de US$ 48,3 bilhões, é uma das maiores fornecedoras de negro de fumo do mundo e possui 16 fábricas em 12 países e dois centros de tecnologia, um nos Estados Unidos e outro na Índia.