12 de agosto de 2013 - PRESS RELEASE

GranBio e Rhodia fecham acordo para parceria em químicos de fonte renovável

O objetivo das empresas é instalar, no Brasil, a primeira fábrica de bio n-butanol do mundo

São Paulo, 12 de agosto de 2013 - A GranBio, empresa de biotecnologia 100% brasileira, e a Rhodia, empresa do grupo Solvay, assinaram acordo para a criação de uma parceria voltada à produção de bio n-butanol, composto químico de fonte renovável fundamental para a produção de tintas e solventes. O produto será feito a partir de palha e bagaço de cana-de-açúcar, mesma matéria-prima utilizada na fabricação de etanol de segunda geração e disponível em abundância no país.

A intenção dessa parceria é construir, no Brasil, a primeira fábrica do mundo de bio n-butanol feito a partir de biomassa, com previsão de iniciar suas operações em 2015. As companhias se beneficiarão de acordos já fechados com empresas detentoras de tecnologias.

“A parceria com a Rhodia está totalmente alinhada com nosso modelo associativo de negócios e nossa estratégia de desenvolver soluções capazes de substituir combustíveis e químicos de origem fóssil por produtos renováveis”, diz Bernardo Gradin, presidente da GranBio.

O acordo marca o avanço da GranBio e da Rhodia na fabricação de bioquímicos. “Esse projeto inovador reflete nossa aposta em tecnologias com base em fonte renovável, e a parceria com a brasileira GranBio demonstra nossa confiança no grande potencial do país nesse campo”, afirma Vincent Kamel, presidente da Rhodia Coatis, unidade de negócios global dirigida a partir do Brasil.

O bio n-butanol é um composto químico essencial para a produção de acrilatos e metacrilatos, além de ser muito usado na indústria de tintas e solventes, mercado em que a Rhodia é líder o América do Sul. O investimento depende da aprovação do conselho de administração das empresas. A formação do acordo será submetida à avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A GranBio é uma empresa 100% brasileira, controlada pela Gran Investimentos, holding da família Gradin. A empresa possui foco no pioneirismo em biocombustíveis e bioquímicos. Como empresa de biotecnologia, a GranBio desenvolve tecnologias proprietárias e alianças estratégicas para serem escaladas industrialmente no Brasil. A planta de etanol de segunda geração (2G) de Alagoas, uma das primeiras a ter a construção anunciada no mundo, deve entrar em operação no início de 2014. Com capacidade de produção nominal de 82 milhões de litros por ano, a unidade receberá investimentos de R$ 350 milhões.

Sobre a Coatis

A Coatis, uma das unidades globais de negócios do grupo Solvay, é a principal fabricante latino-americana de Fenol e Derivados e Solventes Oxigenados, que desempenham um papel importante em setores como construção civil, automotivo, adesivos, tintas e revestimentos industriais. Alinhada à estratégia do crescimento do Grupo, a Coatis tem uma posição destacada no desenvolvimento sustentável, forte presença nos países emergentes, um portfólio competitivo nos mercados em que atua e acesso a matérias-primas de fonte renovável, tais como etanol e glicerol.

Sobre a Solvay

Como um grupo químico internacional, a Solvay auxilia a indústria na busca e implementação de soluções cada vez mais responsáveis e de criação de valor. O Grupo é fortemente comprometido com o desenvolvimento sustentável e claramente focado em inovação e excelência operacional. Atendendo a diversos mercados, a Solvay obtém 90% de seu faturamento em atividades onde está entre os três melhores em todo o mundo. O grupo, que tem sede em Bruxelas e emprega cerca de 29.000 pessoas em 55 países, alcançou um faturamento de € 12,4 bilhões em 2012. Solvay SA (SOLB.BE) está listada na NYSE Euronext Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB – Reuters: SOLBt.BR).

Saiba mais em www.solvay.com

GranBio

Agência Ideal - www.agenciaideal.com.br (11) 4873-7900

Tássia Stavela – tassia.stavela@agenciaideal.com.br - (11) 4873-7912 / (11) 99449-7585