28 de Maio de 2013 - PRESS RELEASE

GranBio entrega estação que vai atender a primeira fábrica de etanol 2G do país

Pioneira na produção do biocombustível, a GranBio entregou hoje, em Alagoas, centro de tecnologia para desenvolvimento de cana-energia

Barra de São Miguel, 28/05/2013 – A GranBio, empresa de biotecnologia 100% brasileira, inaugura nessa terça-feira, no município de Barra de São Miguel (AL), sua Estação Experimental para o desenvolvimento da cana-energia e outras fontes de biomassa. A estação de pesquisa tem o objetivo de desenvolver matéria-prima competitiva para futuras unidades industriais da empresa. É o caso da fábrica de etanol de segunda geração (etanol 2G), em São Miguel dos Campos (AL), que começa a operar no ano que vem na produção de biocombustíveis e deve aumentar em 35% a capacidade instalada da região.

A estação já está funcionando com foco no desenvolvimento da cana-energia, variedade de cana desenvolvida pela GranBio, obtida a partir do cruzamento genético de híbridos comerciais com tipos ancestrais de cana-de-açúcar. O resultado será uma cana mais robusta, com maior teor de fibra e potencial produtivo, que poderá ser plantada em áreas degradadas de pasto. Além disso, os canaviais têm uma vida útil três vezes maior e a colheita pode ser feita em qualquer época do ano. O primeiro plantio comercial da cana-energia da GranBio, batizada de Cana Vertix, está previsto para 2015.

“Estamos muito confiantes em inaugurar a primeira operação da GranBio, que teve início em 2011”, afirma o presidente da GranBio, Bernardo Gradin. “A matéria-prima é fator-chave de competitividade para o etanol de segunda geração. Acreditamos que a cana-energia é a melhor fonte de biomassa para essa indústria no mundo”, completa Gradin.

Com 60 hectares de área, a Estação Experimental da GranBio recebeu investimentos da ordem de R$ 10 milhões, sendo 90% do valor financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Caso necessite de imagens, entrar em contato com a assessoria de imprensa

A GranBio é uma empresa 100% brasileira, fundada em 2011 pela família Gradin, com foco no pioneirismo industrial em biocombustíveis e bioquímicos. Como empresa de biotecnologia, a GranBio é focada no desenvolvimento de tecnologias proprietárias e alianças estratégicas para serem escaladas industrialmente o Brasil. A planta de etanol 2G de Alagoas, uma das primeiras a ter a construção anunciada no mundo, deve entrar em operação no início de 2014 com capacidade de produção nominal de 82 milhões de litros por ano. A GranBio, que aparece na lista das 10 empresas mais inovadoras na América do Sul pela revista americana FastCompany, está investindo R$ 350 milhões na construção da unidade em São Miguel dos Campos.

Agência Ideal - www.agenciaideal.com.br (11) 4873-7900

Tássia Stavela – tassia.stavela@agenciaideal.com.br - (11) 4873 7641 / (11) 99449 7585

Mariane Corazza - mariane.corazza@agenciaideal.com.br – (11) 4873-7922 / (11) 97192-2850