255 Lenox Rd, NE#750,

Fazenda Andorinha, Rod. AL 220 s/n, KM 6,5,
São Miguel dos Campos, Zona Rural, AL, CEP 57180-000

19 de Maio de 2015 - PRESS RELEASE

GranBio obtém aprovação comercial de sua primeira levedura proprietária

Microrganismo será utilizado para a produção de etanol de segunda geração

São Paulo, 07 de maio de 2015 – A GranBio, empresa de biotecnologia industrial 100% brasileira, obteve a aprovação comercial da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) de sua primeira levedura proprietária. O microrganismo foi inteiramente desenvolvido por pesquisadores do País, no Centro de Biologia Sintética da companhia, em Campinas, São Paulo.

Denominada Celere-2L, a levedura será utilizada na produção do etanol de segunda geração e é capaz de converter, em um mesmo processo fermentativo, os açúcares de cinco e seis carbonos, presentes na palha e no bagaço da cana-de-açúcar, em etanol.

“Foram dois anos de pesquisa até solicitarmos o pedido de liberação comercial, em outubro do ano passado. Essa aprovação confirma o pioneirismo e o DNA inovador da GranBio, além de representar uma importante conquista para o País”, ressalta Gonçalo Pereira, cientista-chefe da empresa.

A Celere-2L foi desenvolvida a partir de uma das principais linhagens de levedura utilizada no processo tradicional de fabricação do biocombustível (1G), já totalmente adaptada às condições climáticas do Brasil.

Fundada em 2011, a GranBio é uma empresa brasileira de biotecnologia industrial, controlada pela GranInvestimentos S.A., que cria soluções para transformar biomassa em produtos renováveis. Pioneira na produção de etanol celulósico, ou de etanol de segunda geração (2G), no Hemisfério Sul, a companhia é a única do setor que atua do começo ao fim da cadeia produtiva - da matéria-prima à distribuição do produto final - integrando tecnologias próprias e de parceiros.

Agência Ideal - www.agenciaideal.com.br (11) 4873-7900

Tássia Stavela – tassia.stavela@agenciaideal.com.br - (11) 4873-7641 / (11) 99449-7585
Cecília Amaral – cecilia.amaral@agenciaideal.com.br – (11) 4873-7971 / (11) 99183-8272 Rodrigo Pinotti – rodrigo.pinotti@agenciaideal.com.br – (11) 4873-7927 / (11) 97192-2850