5 de agosto de 2013 - PRESS RELEASE

Produtora de biocombustíveis GranBio abre escritório nos Estados Unidos

Empresa pioneira na produção de biocombustível de segunda geração no Hemisfério Sul terá base na região de São Francisco (Califórnia) para prospecção e desenvolvimento de novos negócios

São Paulo (Brasil) – A GranBio anuncia nesta quinta-feira a abertura de sua operação nos Estados Unidos, com base na região da Baía de São Francisco, no Estado da Califórnia. O escritório americano irá atuar na prospecção e desenvolvimento de novos negócios na indústria de biocombustíveis e bioquímicos, acessando novas tecnologias e estabelecendo parcerias públicas e privadas para a contínua expansão global da empresa.

"A GranBio quer expandir sua presença nos Estados Unidos, onde pretendemos construir uma equipe qualificada e executar nossa estratégia", disse Alan Hiltner, vice-presidente executivo da GranBio.

A direção-geral da operação ficará a cargo da executiva Vonnie Estes, que traz para a GranBio mais de duas décadas de experiência na condução de programas de desenvolvimento  comercial para empresas globais de química e tecnologia, além de trabalhos em todo o mundo na área de biocombustíveis, produtos de base biológica e biotecnologia agrícola. Antes da GranBio, ela ocupou a vice-presidência de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Codexis e também foi vice-presidente de Desenvolvimento Comercial na joint venture DuPont Danisco Cellulosic Ethanol.

"O histórico de sucesso de Vonnie em multinacionais e empresas start-up demonstra, além de experiência, um espírito empreendedor. Essas são as qualidades que buscamos nesse início da estratégia de expansão global da GranBio”, afirmou Hiltner.

Em abril, a GranBio adquiriu 25% de participação acionária da empresa tecnologia limpa American Process Inc. (API). Com o acordo, a GranBio terá acesso a uma plataforma proprietária de pré-tratamento de biomassa que possibilita a conversão de açúcar de celulose em uma grande variedade de bioquímicos e biocombustíveis.

A GranBio é uma empresa 100% brasileira, fundada em junho de 2011, com a visão de se destacar como pioneira industrial em biocombustíveis e bioquímicos. Como empresa de biotecnologia, a GranBio é focada no desenvolvimento de tecnologias proprietárias e alianças estratégicas para serem escaladas industrialmente o Brasil.

A planta de etanol 2G, que está sendo construída em Alagoas, deve entrar em operação no início de 2014 com capacidade de produção nominal de 82 milhões de litros por ano. A GranBio, que aparece na lista das 10 empresas mais inovadoras na América do Sul pela revista americana FastCompany, está investindo R$350 milhões na construção da unidade.

Fernando Antunes – fernando.antunes@agenciaideal.com.br

+ 55 11 4873 7618 / + 55 11 99601 6252