15 de outubro de 2015 - PRESS RELEASE

SGBio realiza compra estratégica de ativos de tecnologia da Cobalt para desenvolvimento de bioquímicos

Aquisição fortalece a aposta da empresa no desenvolvimento de bioquímicos a partir de biomassa

São Paulo, Brasil, 14 de Outubro de 2015 - A SGBio, JV entre o Grupo Solvay e a GranBio, realizou a aquisição de ativos da Cobalt, empresa norte-americana de biotecnologia, líder no desenvolvimento de tecnologia para a produção de n-butanol, acetona, etanol e buteno, a partir de biomassa. A operação compreende o banco de micro-organismos e ativos de propriedade intelectual como patentes, marcas, processos e métodos. Com a aquisição, a SGBio impulsiona o conhecimento proprietário, tendo acesso a um pacote completo de tecnologias de desempenho superior na produção de bioquímicos. A robustez e a flexibilidade dos micro-organismos já foram comprovadas em escala, demonstrando alta produtividade, o que reduz consideravelmente o risco no escalonamento do projeto.

‘’A aquisição dessa tecnologia permite um avanço consistente e importante para o estabelecimento de uma atividade industrial de produção de n-butanol e acetona a partir de biomassa vegetal, um dos objetivos estratégicos da companhia’’, afirma Márcia Cunha, CEO da SGBio.

Esta estratégia contempla ainda a melhoria das cepas adquiridas, um trabalho que será realizado pela equipe de P&D da empresa. O objetivo é criar uma plataforma que permita a incorporação de uma grande variedade de fontes de biomassas, assim como o desenvolvimento de outros produtos.

“A SGBio reforça significativamente seu posicionamento para entrada nos mercados de biobutanol e bioacetona, com um salto de conhecimento essencial para os planos de expansão da empresa no setor de bioquímicos a partir de biomassa”, enfatiza José Matias, CEO da Solvay Coatis.

“Com essa operação, reforçamos o compromisso com o desenvolvimento da indústria de biotecnologia, trazendo para o Brasil um conhecimento que está na fronteira da ciência e que viabilizará uma rota verde para uma das principais matérias-primas da indústria química”, ressalta Bernardo Gradin, CEO da Granbio.

Sobre a SGBio

A SGBio é uma joint venture formada entre as empresas GranBio e Rhodia, empresa do Grupo Solvay, onde cada um detém 50% de participação. A companhia foi constituída em outubro de 2014 com o foco na produção e comercialização de bio n-butanol, composto químico utilizado em particular na fabricação de tintas e solventes. O processo industrial será o de segunda geração, onde se usa palha e bagaço de cana-de-açúcar para produzir os açúcares celulósicos que são convertidos no produto final.

Sobre a Cobalt Technologies

A Cobalt Technologies é a empresa líder na produção de bio n-butanol, um produto químico industrial amplamente utilizado em tintas, vernizes e outros revestimentos de superfície. A tecnologia da Cobalt oferece um processo contínuo para converter eficientemente diversas matérias-primas não alimentares em biobutanol. Mais informações em www.cobalttech.com

Sobre a Solvay

Como um grupo químico internacional, a Solvay auxilia a indústria na busca e implementação de soluções cada vez mais responsáveis e de criação de valor. Gera 90% do seu volume de negócios em atividades onde ele está entre os três principais grupos globais. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como energia e meio ambiente, automotivo e aeroespacial, elétricos e eletrônicos, com objetivo de melhorar o desempenho dos clientes e a qualidade de vida dos consumidores. O grupo, com sede em Bruxelas, emprega cerca de 26000 pessoas em 52 países e obteve um faturamento de € 10,2 bilhões em 2014. Solvay SA (SOLB.BE) está listada na NYSE Euronext Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB – Reuters: SOLBt.BR). No Brasil, o grupo também atua com a marca Rhodia, que foi adquirida em 2011. Mais informações em www.solvay.com e www.rhodia.com.br